Escute seu corpo e aprenda a usar sua percepção de esforço

Olá pessoal. 

Achei pertinente falar sobre este tema, pois se tem algo que meus clientes sempre me ouvem perguntar é: De 0 à 5 está ou foi quanto o treino??
Hoje em dia existem muitos recursos tecnológicos que ajudam a monitorar o ritmo de treino, eu acho sensacional e acredito que deve ser utilizado mesmo, mas tão importante quanto o relógio que mede o pace (ritmo) na hora da sua caminhada ou corrida deve sera sua "percepção de esforço" que como sempre falo é muito subjetiva e deve ser respeitada.
Vejam, não somos robôs programados para executar todos os dias as funções que nos cabem, com a mesma capacidade física e psicologica. Tem dia que você não está afim, seu corpo não está respondendo direito e quem treina com regularidade sabe bem do que estou falando pois acaba se conhecendo melhor e aprende a escutar o corpo. 
Nesse momento não adianta você querer impor um pace de 5 minutos, porque está na planilha ou o professor orientou, tentar fazer tiros de 50 metros o mais rápido possível ou executar a 3 série de abdominal porque é o que está proposto. Para tudo, pois nessa hora, vai por mim, o melhor equipamento que você tem é a sua percepção de esforço. 

Seja você iniciante, o que treina de forma moderada ou até mesmo o que visa perfomance tem que estar atento e focado no que o seu corpo fala. "A idéia é deixar o corpo realizar o que está pronto para fazer no dia em questão". 
Respeitar seu limite e o primeiro passo para um treino saudável e prazeroso. Alimente-se bem e durma o suficiente para que ser corpo se recupere, estes são outros pilares da qualidade de vida que devem estar firmes e equilibrados junto com o exercício físico.

No inicio ou fim de um treino (caminhada, trote, corrida, exercícios fisicos em geral) procure sempre se perguntar de 0 à 5 está quanto? Um treino que você termina com a percepção 5, significa que foi muito puxado e você deve saber o motivo.
Pode ser o proprio exercício em especifico que acabou de fazer, alimentação errada, não dormiu bem na noite anterior, enfim procure estar atento aos feed backs (devolutivas) que o seu corpo dá.

No mais, aprenda a escutar seu corpo e a usar sua percepção de esforço seja para melhorar sua qualidade de vida, condicionamento físico ou performance.
Bons treinos!

Nenhum comentário: